sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dicas para tranqüilizar as mentes inquietas.




Dicas para tranqüilizar as mentes inquietas.

Atualmente me deparo com mentes inquietas, pessoas que estão pensando o tempo todo e insatisfeitas, tentando mudar algo que muitas vezes nem sabem o que é, correndo desesperadamente atrás da sobrevivência e se matando cada vez mais mentalmente, cabeças turbulentas, que causam ansiedade e alto nível de estresse, podendo prejudicar a própria saúde. Não estou falando de todas as pessoas, mas provavelmente se você não é assim, você conhece alguém que é, gostaria nesta publicação dar algumas dicas úteis, porque tem dicas que não adiantam nada.

Se você é assim como descrevi, alguém deve ter te aconselhado a fazer yoga, provavelmente voce não vai conseguir se dar bem na yoga. Segundo o blog “mente calma”, não é possível construir os fundamentos de yoga se a mente está agitada. O primeiro que se requer é sossego mental. Ademais, a dissolução da consciência pessoal não é o objetivo primordial da yoga; seu propósito fundamental é abrir esta consciência a uma consciência espiritual superior, e para isso também é de primeira necessidade ter uma mente sossegada.

Lá vão as dicas.....

1 – Procure o silêncio mental, tente ter consciência e perceba o que te irrita e desagrada, tente ignorar pessoas e coisas ruins na sua mente, como se sua mente fosse um computador e você clicasse na tecla delete nas coisas ruins, tente  se livrar da invasão habitual dos pensamentos perturbadores, dos sentimentos falsos, da confusão de idéias e dos movimentos nocivos. Tudo isso altera a natureza e a obscurece e cria obstáculos para a ação da Força; quando a mente está sossegada e em paz, a força pode trabalhar mais facilmente. É necessário que se possam ver as coisas que temos que modificar sem experimentar nenhum transtorno nem depressão; a mudança se efetua assim com maior facilidade. Você pode controlar sua mente, é possível.

2 - Quando tiver um problema para resolver e ele não tiver solução, já está resolvido, bola para frente.

3- A vida é curta, alias muito curta para se angustiar.

4- Absorva coisas boas, jogue fora sentimentos ruins, deseje o melhor até mesmo para quem te fez mal, sentimentos ruins poluem a mente e a tornam cada vez mais inquieta.

5- Válvulas de escape boas: encontrar os amigos, praticar esportes, caminhar no parque, brincar com o cachorro, namorar, passear, ler e assim em diante, cada um sabe qual é sua válvula de escape.

6– Trabalhar é bom, mas só trabalhar é doença, uma hora você vai pirar, tem que viver e saber fazer outras coisas alem de trabalhar.

7- O ócio, a falta de objetivos e foco na vida atormentam a mente, mas ter vários focos atormenta muito mais, tenha apenas um objetivo e enquanto não concretizá-lo não pense em outro.

8- Quando estiver conversando com alguém, preste atenção, escute a pessoa, esteja presente não só de corpo, mas de mente também, você pode trabalhar isso se lembrando e se concentrando na presença mental nas conversas com as pessoas.

9- Comece a prestar atenção em tudo que te rodeia, natureza,  pessoas, animais, prédios, detalhes, perceba tudo ao seu redor. Isso é uma boa distração para não ficar só com foco no problema.

10- Não se inferiorize e nem se menospreze, características que perturbam a mente, a pessoa que mais te magoa e que mais perturba sua mente é você mesma, e a única que é capaz de trazer paz é você mesma também, sabendo trabalhar todos os pontos citados acima.

Sei que o assunto é complexo e que a mente do ser humano é difícil de mudar, mas é bom ter consciência que a vida é somente uma passagem curta para tanto tormento e estresse, ENJOY. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Simplismente Genial!!!

Anônimo disse...

Maravilhoso seria se nós conseguissemos colocar essas dicas fantasticas em prática ... mas acho que com paciencia.. persistencia e fé a gente chega..

Anônimo disse...

ótima a dica sobre a Yoga tentei inúmeras vezes praticar yoga e nunca entendi pq eu nunca conseguia aquela paz e tranquilidade que a galera dizia .. como se somente yoga pudesse fazer milagre que é o que essa sociedade imediatista procura.

Anônimo disse...

parabéns .. sempre precisamos realmente de parametros para podermos evoluir um pouco mais...

Anônimo disse...

Gostei das dicas. Parabéns. O ser humano deveria mesmo se ater mais em dar mais valor às pequenas coisas que nos levam a ter melhor qualidade de vida.

Anônimo disse...

Muito bom, gostei muito das dicas, continue nos passando dicas, pois nos ajudara muito...

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

adorei
muito bom

Anônimo disse...

A dica número 4 sozinha já melhoraria muita coisa nas nossas vidas se conseguíssemos coloca-la em prática..